Algumas vezes, ao pensar em fazer uma terapia de casal, podemos nos ver diante de inúmeras dúvidas. Dentre elas, uma muito frequente é a seguinte: somente casais casados fazem terapia de casal? Namorados podem fazer terapia de casal também? Em que momento podemos considerar a terapia de casal uma alternativa para buscar melhorar o relacionamento com um(a) parceiro(a)?
A terapia de casal consiste em um atendimento psicológico voltado para as questões de relacionamento entre duas pessoas envolvidas em uma relação amorosa. Namorados podem, em algum momento do namoro, sentir a necessidade de conversar e fazer ajustes em situações que estão vivenciando juntos, enfim, promover certas mudanças que sejam mais positivas para a relação entre eles e se entenderem melhor.
A ideia de fazer terapia, às vezes, começa em um dos parceiros, e o outro será convidado por ele para participar da terapia de casal. Certamente que ambos precisam aceitar o processo e desejar participar dele conjuntamente.
O cliente do atendimento na Terapia do Casal é o casal, por essa razão, o trabalho se realiza sob a ótica dos dois participantes, em relação ao seu relacionamento. As questões que vão ser trabalhadas são eles que irão definir em conjunto com o terapeuta, de acordo com seus objetivos. Em geral, os casais trazem questões ligadas às diferenças de personalidade e em como exercem impactos no relacionamento entre eles, à sexualidade, à criação dos filhos, o compartilhamento dos espaços e tarefas da casa, trabalho e vida pessoal, sentimentos e afetos que precisam ser comunicados de um modo funcional, dentre outros temas possíveis.
Algumas pessoas podem imaginar, em um primeiro momento, que não se sentiriam à vontade para falar das questões da vida conjugal com um terapeuta. Porém, o terapeuta de casal é um profissional preparado para realizar esse processo de atendimento específico e ele irá auxiliar o casal a construir esse território de confiança para que o processo terapêutico possa se realizar.
Além disso, o acúmulo de dificuldades de expressão emocional entre os membros do casal pode provocar desentendimentos e mal-entendidos que acabam criando tensões entre as pessoas. Conseguir se comunicar melhor com sua cara-metade pode trazer mais equilíbrio e união para o casal. A Terapia de Casal é uma alternativa para seguir nessa direção, trabalhando por uma maior compreensão entre o casal, oxigenando as suas formas de se comunicar e expressar sentimentos de forma positiva.